Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Saúde de Valença “tratada” em Espanha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Saúde de Valença “tratada” em Espanha

Mensagem por Boss em 27/4/2007, 13:37

Recção às alterações à rede nacional de urgências
Saúde de Valença “tratada” em Espanha

A população de Valença abandonou os protestos contra a exclusão do concelho da rede nacional de urgências e começou a “tratar da vida”, aderindo ao Cartão Europeu de Seguro de Doença, que lhe permitirá socorrer-se na Galiza.
Para ontem tinha sido convocada, por SMS e através de cartazes anónimos, mais uma manifestação, que seria a quinta, para exigir a instalação de um serviço de urgência básica (SUB), mas ninguém respondeu à chamada.
«Eu já comecei mas é a tratar da minha vida. Já tenho o Cartão Europeu de Seguro de Saúde e, se as Urgências de Valença fecharem, vou a Tui, que fica aqui a dois passos», disse à Lusa, Joaquim Caldas, junto do local para onde estava convocada a concentração dos manifestantes.
A Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências apresentou recentemente a sua proposta, que, no caso do distrito de Viana do Castelo, aponta para um Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico no Centro Hospitalar do Alto Minho e dois Serviços de Urgência Básica (SUB), um em Ponte de Lima e outro em Monção.
A única mudança em relação à proposta inicial, que esteve em consulta pública até finais de Novembro, é a transferência para Monção do SUB que estava prevista para Valença.
Joaquim Caldas até trabalha em Monção, como cozinheiro num restaurante, mas garante que não vai recorrer ao SUB daquele concelho sempre que ele ou um dos seus familiares precisarem de assistência médica.

http://www.jornaldamadeira.pt/not2005.php?Seccao=5&id=65847&sup=0&sdata=

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Saúde de Valença “tratada” em Espanha

Mensagem por Ganfeiense em 10/5/2007, 17:42

Saúde: Portugueses poderão vir a ser assistidos na Galiza

O Governo autónomo da Galiza está a estudar a possibilidade de cidadãos portugueses puderem usar algumas especialidades médicas e cirúrgicas nos hospitais e centros de saúde da província de Pontevedra.


A notícia foi avançada ontem pelo jornal La Voz de Galicia e recuperada na edição desta segunda-feira do jornal Público, que assegura que, há perto de um mês, ao Grupo de Trabalho Galiza-Norte de Portugal aprovou um plano estratégico que sublinha a necessidade de «partilha de serviços básicos».

Citando a notícia publicada no diário galego, que por sua vez aponta como fonte a Consellería de Sanidade, o Público refere que ainda «não se estudaram os serviços concretos nos quais poderá materializar-se a transferência de pacientes».

No entanto, é já certo que os hospitais galegos não incluirão municípios portugueses nas suas áreas de referência, ficando os acordos circunscritos ao uso de serviços especializados e a prestações concretas, definidas em função de razões técnicas ou geográficas.

A ideia, esclarece o periódico espanhol, é responder à «deficiência de infra-estruturas» do Norte de Portugal, já que para determinados cuidados médicos os pacientes da raia têm como centros de referência hospitais do Porto. Valença do Minho deverá ser a grande beneficiária.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=274921

_________________
Nunca discutas com um imbecil. Ele arrasta-te até ao seu nível e depois ganha-te, pela experiência!!
avatar
Ganfeiense
Membro
Membro

Masculino
Idade : 41
Localização : Ganfei - Valença
Nº de Mensagens : 142
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum