Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Minho: 90 por cento da região com água até 2008

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minho: 90 por cento da região com água até 2008

Mensagem por Boss em 30/4/2007, 16:37

Minho: 90 por cento da região com água até 2008

Investimento de 181 milhões cobre ainda 65 por cento de saneamento

O distrito de Viana do Castelo ficará, em finais de 2008, com uma cobertura de 90 e 65 por cento pelas redes de abastecimento de água e de saneamento, respectivamente, num investimento de 181 milhões de euros, noticia a agência Lusa.

A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Minho e Lima, José Martins Soares, que especificou que o abastecimento de água absorverá 115 milhões de euros, ficando a fatia restante para o saneamento.

Disse ainda que está a ser estudada a eventual fusão das empresas Águas do Minho e Lima, Águas do Cávado e Águas do Ave, criando um sistema único «com dimensão» que poderá repercutir-se favoravelmente nas tarifas a pagar pelos consumidores.

Martins Soares falava no final de uma reunião de trabalho com o deputado do PS Jorge Fão, pedida pelo parlamentar para se inteirar do ponto da situação dos projectos de água e saneamento no distrito de Viana do Castelo.

A Águas do Minho e Lima é, neste momento, responsável apenas pelas chamadas «redes em alta», mas o responsável admitiu que a empresa poderá também assumir as redes «em baixa», actualmente da responsabilidade das câmaras municipais.

Em relação aos investimentos em curso, Martins Soares disse que «a grande maioria» das infra-estruturas de saneamento ficará concluída até finais de 2007.

No total, haverá intervenções em 17 ETAR's e 79 estações elevatórias, com 192 quilómetros de conduta, que permitirão atingir, em 2030, uma capacidade para recolher e tratar 45 mil metros cúbicos de efluentes por dia.

Quanto ao abastecimento de água, o subsistema de S. Jorge estará a funcionar no primeiro trimestre de 2008, abastecendo os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo Caminha e Vila Nova de Cerveira.

No final do mesmo ano, começará a funcionar o subsistema do Vale do Minho, servindo Melgaço, Monção e Valença.

Em termos gerais, o abastecimento de água contempla a construção, reabilitação ou integração de sete captações, seis estações de tratamento, 20 estações elevatórias, 41 reservatórios e 281 quilómetros de adutoras.

Em 2030, o sistema fornecerá cerca de 85 mil metros cúbicos de água por dia, a mais de 328 mil habitantes.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=803258&div_id=291

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum