Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Tui e Valença de mãos dadas numa candidatura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tui e Valença de mãos dadas numa candidatura

Mensagem por Boss em 30/4/2007, 16:40

Tui e Valença de mãos dadas numa candidatura a Património Europeu

As cidades fronteiriças de Tui e Valença estão em conjunto a preparar uma candidatura que confira ao bloco formado por ambas o título de "Património Europeu", uma categoria recentemente criada no seio da União Europeia. As diligências tendo em vista este objectivo já avançaram no terreno, e o projecto tem recolhido indiscutível e importante apoio para vingar. O primeiro passo foi dado através de uma reunião com o Director Geral do Património Cultural da Conselharia da Cultura da Junta da Galiza, Felipe Vila.

O título de património europeu surgiu para valorizar a relevância assumida por determinados bens culturais, ou certos lugares, que tenham tido papel determinante na história da Europa, e que sejam exemplos emblemáticos da identidade europeia ou do espaço cultural europeu. Tui e Valença do Minho abraçam a sua candidatura conjunta baseando-se no facto de possuírem ambas fortalezas militares de carácter transfronteiriço, e desejam validar um espaço cultural próprio comum às duas cidades, capaz de oferecer um laço de identidade às gerações futuras, defendendo a legitimidade do seu património.

Esta designação de Património Europeu apresenta-se em 2007 em absoluto ano de estreia, e coincide com as comemorações da assinatura do Tratado de Roma de 1957, através do qual foi fundada e solenizada a Comunidade Económica Europeia. Através desta cooperação, os concelhos de Tui e Valença acreditam estar a potencializar a respectiva candidatura, que terá que ser primeiramente aprovada pelos estados espanhol e português, para só depois ser apresentada à União Europeia. Numa anterior declaração de bens culturais, ocorrida por altura de Março, foi concedido título de património europeu à zona galega do Cabo Fisterra.

http://www.audienciazero.org/eixo/content/view/436/38/

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum