Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Viana do Castelo cresce com eólicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Viana do Castelo cresce com eólicas

Mensagem por Boss em 15/6/2007, 15:27

Viana do Castelo cresce com eólicas

Em 2008, o cluster das eólicas, impulsionado pelo agrupamento Eólicas de Portugal, será o principal empregador do Alto Minho, com 1500 postos de trabalho directos, distribuídos por dois pólos industriais no concelho de Viana do Castelo. Além da Enercon, outras empresas do sector preparam a instalação no Parque Empresarial de Lanheses.

Mas Viana vai também receber o maior parque eólico da Europa, designado Parque Eólico Alto Minho II, que já tem três parques distribuídos por Caminha e Cerveira e produz 52 MW. A segunda fase arrancará ainda este ano e tem conclusão prevista para o início de 2009, com mais 248 MW de potência, distribuídos por seis parques em Valença, Monção, Melgaço e Paredes de Coura. "No total, vão gerar electricidade largamente excedentária em relação ao consumo do Alto Minho. Não temos petróleo, mas temos vento e é uma contribuição muito significativa para o País", afirmam os responsáveis pelo consórcio VentoMinho, que prevêem um investimento superior a 350 milhões de euros. A projecto envolve ainda a construção de um novo posto de distribuição em Pedralva, concelho de Braga, bem como a remodelação da rede eléctrica, de forma a permitir receber a energia produzida pelos parques a instalar nos concelhos do interior. Para servir os parques do litoral será construída uma estrutura em Vila Fria, Viana do Castelo. No total, serão implantados no vale do Minho cerca de 120 aerogeradores, cada um produzindo entre 2 a 3 MW, recorrendo à "tecnologia mais moderna existente no mundo".

Entretanto, no Parque Industrial de Lanheses, a Enercon irá construir um Centro de Administração, Formação e Investigação, uma unidade industrial de aerogeradores e outra de mecatrónica (automação e sistemas mecânicos), num total de 600 postos de trabalho. Ainda directamente associado ao cluster eólico, disse ao DN o gestor da GestinViana, empresa pública que gere o parque, há mais duas unidades em "adiantada fase de negociação" para instalação, que irão criar mais centena e meia de empregos, na região.

http://dn.sapo.pt/2007/06/15/dnbolsa/viana_castelo_cresce_eolicas.html

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum