Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Norte e Galiza “trocam” trabalhadores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Norte e Galiza “trocam” trabalhadores

Mensagem por Boss em 26/7/2007, 16:45

TRABALHO
Norte e Galiza “trocam” trabalhadores

Entidades ligadas aos trabalhadores, aos empresários e às autarquias das duas regiões concluíram acordo que assegura condições para a mobilidade.

A melhoria das condições de mobilidade de trabalhadores entre o Norte de Portugal e a Galiza é o principal objectivo dos protocolos ontem assinados, em Valença, com vários parceiros do EURES, rede europeia que disponibiliza informação sobre oportunidades de emprego.
"A tendência é para que se acentue o movimento de trabalhadores entre as duas regiões, tal como vem acontecendo nos últimos tempos", afirmou Avelino Leite, delegado regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em declarações à Lusa.
Avelino Leite salientou que o EURES Transfronteiriço Norte de Portugal/Galiza resulta de um esforço conjunto entre várias entidades ligadas aos trabalhadores, aos empresários e às autarquias das duas regiões tendo em vista assegurar condições para a mobilidade.
Segundo o delegado regional do IEFP/Norte, as consequências do aumento crescente da circulação de trabalhadores entre as duas regiões "já é bem visível" em cidades como Valença, situada perto da fronteira entre Portugal e Espanha.
"Há muita gente que escolheu viver em Valença porque está a trabalhar do outro lado da fronteira", frisou Avelino Leite, destacando o empenhamento de várias entidades portuguesas e galegas no acompanhamento deste fenómeno.
"As entidades dos dois países ligadas ao problema estão atentas e mobilizadas, desenvolvendo actuações conjuntas", salientou.
Nesse sentido, foram hoje assinados protocolos entre o IEFP, que assume a gestão do EURES Transfronteiriço Norte de Portugal/Galiza até 2010, e nove parceiros desta rede, no valor global de 252 mil euros, referentes ao plano de actividades aprovado para 2007/08.
A Associação Industrial do Minho, o Conselho Sindical Interregional Galicia/Norte de Portugal, as universidades de Vigo e do Minho e a Comunidade Intermunicipal do Vale do Minho foram algumas das entidades que assinaram protocolos, numa cerimónia realizada na Biblioteca Municipal de Valença.
Entre outras iniciativas, destinadas a promover a mobilidade de trabalhadores entre a Galiza e o Norte de Portugal, encontram-se a realização de fóruns de emprego nas duas regiões, a divulgação dos direitos e deveres dos trabalhadores transfronteiriços nas empresas e a criação de um Observatório do Emprego.
O EURES é uma rede constituída pela Comissão Europeia e pelos serviços públicos de emprego dos países que integram o Espaço Económico Europeu, que fornece serviços de informação e aconselhamento a trabalhadores, candidatos a emprego e empregadores sobre as oportunidades do mercado europeu.

http://www.asbeiras.pt/index2.php?area=economia&numero=46794&ed=25072007

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum