Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Ganfei: Obras saneamento: A culpa não pode morrer solteira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ganfei: Obras saneamento: A culpa não pode morrer solteira

Mensagem por Boss em 13/11/2007, 19:09

Na terra do primeiro santo português: Obras de saneamento: “A culpa não pode morrer solteira”

Na sequência do artigo publicado neste jornal na última edição, muitos são os ganfeienses que apelam a todos os Valencianos para verificarem com os próprios olhos as obras de restauro e conservação das vias e locais por onde passou a conduta de saneamento, em Ganfei.

Onde está a fiscalização de obras da câmara municipal?

O assunto do saneamento em Ganfei tem-se vindo a arrastar e a debater ao longo dos últimos meses.

Numa primeira fase, foi o descontentamento e desagrado da população, pelo facto das vias rodoviárias serem rasgadas e não serem repavimentadas imediatamente, actualmente o descontentamento verifica-se pelo modo em que as mesmas estão a ser “remendadas”.

Aquando a execução de uma obra do género, a mesma é acompanhada por um caderno de encargos, e, se há um caderno de encargos o mesmo é para se cumprir. Ou será que, o caderno de encargos não existe? Ou será que, o caderno de encargos omite graves erros que dê ao empreiteiro a liberdade de gerir o seu trabalho da maneira que mais lhe convém? Ou será que, o caderno de encargos apesar de existir não lhe é dado qualquer importância?

Todos estão no direito de se questionar, porque todos concordam que algo está mal, ou, talvez, muito mal!

Apela-se à discussão e resolução destas situações, mesmo que hoje sejam só na Freguesia de Ganfei, mas num futuro próximo poderão ser nas demais freguesias do Concelho de Valença.

A Junta de Freguesia de Ganfei, que a muito custo geriu da melhor forma os poucos recursos que possuía no anterior mandato e presente, executando obras de reestruturação e criação de vias na freguesia, umas com fundos próprios, outras com fundos camarários. Mas para quê?

Para a freguesia ser detentora de saneamento e vias de circulação semelhantes às de duas décadas atrás?

Uma situação de inquietude é a obra executada pela Junta de Freguesia acerca de três anos, que envolveu a recriação de uma estrada situada junto ao Polidesportivo do Grupo Desportivo Ganfeiense, tendo sido devidamente pavimentada e marcada com as respectivas delimitações rodoviárias.

Nessa mesma data, foi comunicado à Câmara Municipal de Valença, para infra-estruturar a mesma, com a respectiva conduta de saneamento.

O resultado obtido foi a “Informação” de que aquando do saneamento em Ganfei, haveria verbas para a reposição da via nas melhores condições.

* Agora verificamos a pintura e os “remendos” sem acompanhamento de qualquer fiscalização;

* Algumas das tampas das caixas de saneamento acima do nível do piso dos caminhos e estradas, outras abaixo deste mesmo nível;

* O desnível e acabamentos das bermas;

* A Estrada que vai do Largo de S. Teotónio ao lugar da Ufe, obra antiga em que o paralelo foi assente em forma de espinha, actualmente é caracterizada por “obra antiga mal acabada”, onde predominam pedras irregulares, seixo, cubos e uma terra que nada se parece à areia.
* E a berma da Estrada Nacional 101? Por que é que ao contrário dos outros locais da freguesia, esta berma apresenta uma repavimentação na totalidade? Será pelo facto de a mesma não pertencer à freguesia de Ganfei mas sim ao Instituto de Estradas de Portugal?

* Outras situações caóticas são sem duvida os Lugares do Montinho e Pedreira, que, com o arranque do ano lectivo, os pais, alunos, funcionários, professores e já não falando dos habitantes dos respectivos lugares, todos os dias se dirigem à escola de Ganfei onde o que deveria ser uma via rodoviária mais se assemelha a um verdadeiro “campo de batalha”.

Já surgiu o rumor de que alguns dos utilizadores das Escolas de Ganfei (Primária / Jardim de Infância), darão início a um abaixo-assinado em forma de protesto. Um dos Encarregados de Educação já comentou que, com esta situação está a ponderar a hipótese de pedir transferência de escola para o seu educando.

A Junta de Freguesia de Ganfei, tem feito os possíveis para remediar esta situação mas os esforços de nada tem servido.

Já lá vão algumas semanas que a pedido da Assembleia de Freguesia de Ganfei, o Sr. Presidente da Câmara Municipal acompanhado por alguns membros da sua “comitiva”, se dirigiram aos locais afectados pelas obras, e qual foi o resultado?

http://www.ovalenciano.com/noticia.php?id=333

Leia as Regras do Fórum
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Re: Ganfei: Obras saneamento: A culpa não pode morrer solteira

Mensagem por cristianopereira em 1/12/2007, 00:18

sou murador da freguesia de ganfei e com grande agrado as obras de saneamento na minha freguesia, pois alem do saneamento em si pensava tambem que as vias de comunicação iam ser mt melhores a partir desse mumento, ms infelizmente qual o meu espanto quando as obras se alargam por meses e dps quando finalmente se começam os trabalhos finais venho a ver que as estradas que ja tinham sido alcatruadas antes ficam com dios tons de alcatrao e as restantes com um "magnifico" paralelo muito agradavel de se circular.

Venho portanto dizer ao senhor presidente da camara de Valença que nao se cometam mais erros destes e que quando se fiserem obras que sejam de fundo de forma nao so a introduzir o saneamento básico, mas tambem a melhoria as vias de comunicção porque ja ficaria tudo feito e poupava-se tempo e dinheiro de todos.
cristianopereira
Membro
Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 44
1

Ver perfil do usuário http://oencantodaspalavras.blogspot.com/

Mensagem por Pvaz em 3/12/2007, 00:03

Lamentavelmente no século XXI ainda acontece destas situações. Não sei se pode classificar como incompetência, irresponsabilidade ou mesmo desrespeito pelo povo de Ganfei. Certeza tenho que a obra que estão a tentar fazer de nada vai servir pois dificilmente irá ficar a funcionar.

Apelo a que se tome medidas urgentes, mais vale tarde do que nunca. Não me parece ser um problema financeiro, pois se existe fundos comunitários para “empedrar” toda a Vila de Valença do bom e do melhor, certamente que também existe fundos suficientes para efectuar uma obra de saneamento idêntica a que foi realizada nas freguesias dos concelhos limítrofes ( ex.Campos, em Vila Nova de Cerveira).

Deixo esta minha opinião para reflexão, e apelo em especial a todos ganfeieinse união por esta causa tão triste e desigual…
Pvaz
Membro
Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 7
1

Ver perfil do usuário

Mensagem por churruca63 em 6/12/2007, 22:38

E verdade como pode depois do saneamento essa ruas principais da minha freguesia ficarem em tal mal estado.Eu kuando esteve ai de ferias ate comentei a esse respeito com meus amigos espero ke os verdadeiros ganfeienses estejam atentos e reclamen perante a camara municipal ke pelo ke sei isso nao e da responsablidade da junta da freguesia ke por sinal e comandada por vedadeiros ganfeienses e acredito muito ke eles ja tenham manifestado a insatisfacao perante o trabalho ke tem sido feito pela empresa ke esta responsavel pelo saniamento.

Tem por aki um amigo ke ate faz parte da junta vai la da a tua opiniao sobre este problema .... rsrsrsrr abraco a todos os amigos ganfeienses ke como eu tem a terra de S. Teotonio no coracao....ja agora aproveito para vos desejar um santo natal e um prospero ano novo.....um abraco (Churruca)
churruca63
Membro
Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 27
1

Ver perfil do usuário http://www.serbenfiquista.com

Mensagem por Ganfeiense em 8/12/2007, 18:57

Olá amigo!

O mais grave ainda é o que se passa na rua que vai da capela de S. Teotónio para a Ufe! O saneamento foi colocado, a rua foi calcetada e se lá passarem agora podem verificar a vergonha em que se encontra! Será que ninguém faz nada? É assim que se gasta o dinheiro aos contribuintes, ficando com uma rua pior do que estava antes das obras?
Acho que estas obras em Ganfei já duram há demasiado tempo...

não concordo

Membro
Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 142
1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Caça Fantasmas em 18/12/2007, 16:13

Serão os mesmos artistas que fazem obras em Valença??!!

Hummm

Ou então tiram todos o curso pelos mesmos livros....

não concordo

Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 66
1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ganfeiense em 20/12/2007, 17:46

Se são os mesmos não sei!

O que sei é que é uma vergonha... Ninguém fiscaliza??

Membro
Membro

Masculino
Nº de Mensagens : 142
1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: