Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede

Mensagem por Boss em 4/1/2008, 10:38

Saúde/Viana
ARS Norte admite dificuldades na implementação da nova rede de urgências

A ARS Norte admitiu hoje «dificuldades» na implementação da nova rede de urgências no distrito de Viana do Castelo, que chegou a estar agendada para 01 de Outubro de 2007 e que prevê o encerramento de cinco SAP´s.


«A nova rede de urgências entra em vigor quando estiverem colocados no terreno os meios alternativos que visam melhorar, nomeadamente, o transporte pré-hospitalar e criar melhores alternativas aos cidadãos», disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, sem especificar quaisquer datas.

Segundo os protocolos, assinados em Agosto entre a ARS Norte e as câmaras de Melgaço, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez, Valença e Caminha, a partir de a 1 de Outubro os Serviços de Atendimento Permanente (SAP´s) dos centros de saúde daqueles concelhos passariam a funcionar, no período nocturno, no regime de médico à chamada.

Com este regime, o médico passaria a noite em casa, mas sempre de prevenção, tendo que estar sempre disponível para se deslocar ao centro de saúde, em menos de meia hora, para acudir a algum doente que lá desse entrada.

De acordo com os mesmos protocolos, este regime manter-se-ia até estarem disponíveis todos os meios de emergência e transporte pré-hospitalar previstos para o distrito, o que, previsivelmente, aconteceria em Março de 2008.

Hoje, a fonte da ARS admitiu que «tem havido dificuldades» em encontrar médicos dispostos a assegurar o regime à chamada e adiantou que «caso isso não seja possível, o regime não será aplicado».

A fonte disse ainda não saber quando terá lugar a entrega das unidades móveis de saúde a Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, que estava igualmente prevista para 1 de Outubro, sublinhando que essa informação só poderá ser dada por uma enfermeira que esta semana está de férias.

A ARS considera que aquelas viaturas «são indispensáveis» para a entrada em vigor da nova rede de urgências, por constituírem «um passo essencial para melhorar a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população idosa e com limitação na sua mobilidade».

Quanto às três ambulâncias INEM, de suporte imediato de vida, previstas para o distrito, e igualmente apontadas como «condição sine qua non» para a implementação da nova rede de urgências, a ARS disse que «em princípio» serão entregues durante o primeiro trimestre de 2008.

Com a reestruturação, o distrito contará com um serviço de urgências médico-cirúrgico, no Centro Hospitalar do Alto Minho, e dois serviços de urgência básica (SUB), um no Centro de Saúde de Monção e o outro no Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

No caso dos SUB, as instalações que os vão receber terão que sofrer obras de adaptação e melhoramento, que de acordo com a ARS, poderão estar prontas no primeiro semestre de 2008, uma data, no entanto, «sujeita a confirmação».

Os Centros de Saúde de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Valença, Melgaço passarão a funcionar, no máximo, até à meia-noite, sendo os horários de cada um deles fixado em função da procura e da sazonalidade.

O encerramento dos SAP's de Arcos de Valdevez e Valença já motivou várias manifestações de rua, enquanto que em Caminha houve apenas uma crítica formal da Câmara Municipal.

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=74055

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum