Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Sector automóvel da Galiza instala-se em força em Valença

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sector automóvel da Galiza instala-se em força em Valença

Mensagem por Boss em 21/1/2008, 00:41

Sector automóvel da Galiza instala-se em força em Valença

Autarquia aposta na plataforma logística para atrair mais investimentos
Os grupos espanhóis, sobretudo galegos, estão a trocar Espanha por Portugal e a investir forte em Valença, a poucos quilómetros da fronteira. Em causa está o facto de os parques industriais da Galiza estarem totalmente ocupados e também os preços serem mais atractivos em Portugal. Do lado português a intensiva procura também está a limitar a oferta de terrenos, situação que o autarca de Valença, José Luís Serra, diz acreditar que será resolvida, e até "potenciada", com a implementação, já este ano, da plataforma logística de Valença.

"Uma coisa parece ser clara: Têm de começar a deixar de olhar para este distrito de Viana do Castelo, não só para Valença, como um coitadinho. Com o movimento a que temos assistido, potenciado pela nossa proximidade à Galiza, esta região vai tornar-se muito atractiva no futuro", vaticinou o autarca.

Dos novos investimentos destacam-se o do grupo Dayco-Ensa. O líder de mercado na produção de componentes para automóveis, deverá finalizar nos próximos meses a insta- lação, em Valença, de uma segunda unidade fabril que permitirá duplicar a capacidade produtiva e o número de postos de trabalho, que passarão para cerca de meio milhar.

O grupo Dayco-Ensa, instalado desde 2005 no Parque Empresarial de Valença, prevê assim investir mais cinco milhões de euros. Actualmente, a fábrica emprega 220 trabalhadores e conta com uma área produtiva de 6000 metros quadrados, mas o volume de encomendas obrigou ao alargamento da área coberta total para 14 000 metros quadrados e a criação de mais cerca de 300 novos postos de trabalho. O grupo espanhol Ensa é controlado pelos italianos Dayco, o qual acaba de reforçar o volume de encomendas para clientes como a Ford e General Motors.

"É uma multinacional com um volume de negócios importantíssimo e uma empresa de referência internacional. O alargamento da actual unidade é uma notícia muito importante para toda a região", garante José Luís Serra, sublinhando o peso para a economia local das várias indústrias que, directa e indirectamente ligadas ao sector automóvel, operam no concelho. Ainda no mesmo sector, há outra multinacional espanhola a preparar a instalação no Parque Empresarial de Valença, anunciou ao DN o autarca local. Durante o presente ano, deverá concretizar-se a instalação de uma unidade do grupo Antolin, actualmente já com outra fábrica no vizinho município de Vila Nova de Cerveira, e que desta forma aumentará a capacidade produtiva a partir do Alto Minho.

"É um grupo muito forte e um investimento de capital intensivo que criará raízes", destaca o autarca de Valença. No total serão criados menos de uma centena de postos de trabalho, mas de "mão-de-obra qualificada".

http://dn.sapo.pt/2008/01/20/economia/sector_automovel_galiza_instalase_fo.html

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum