Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Requalificação do Paiol de Marte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Requalificação do Paiol de Marte

Mensagem por Boss em 3/4/2008, 16:09

Segundo uma nota de Imprensa da Câmara de Valença, esta autarquia vai proceder à requalificação do Paiol de Marte, na Fortaleza de Valença.

Segundo essa mesma nota de Imprensa, as obras a realizar, tem um valor de execução de 200 mil Euros e estará concluída no Verão.

Concerteza que os munícipes de Valença se congratularão com esta Requalificação, porque o Paiol de Marte é um dos mais importantes imóveis militares da Praça-Forte de Valença.

Bem hajam!



Anexo: Nota de Imprensa da CMV:
Spoiler:
Valença, 3 de Abril de 2008

Assunto: Paiol de Marte na Fortaleza de Valença. Edifício Militar Acolherá Turistas

A Câmara Municipal de Valença está a proceder à readaptação do edifício histórico do Paiol de Marte, na Praça-Forte, para posto de turismo, seguindo o projecto da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. A intervenção tem um valor de execução de 200 mil euros e estará concluída no verão.
A obra consta da readaptação do antigo paiol militar para posto de turismo. O espaço renovada terá recepção, área de estar e consulta de folhetos informativos, balcão de atendimento, zona de leitura, zona de apoio e venda de produtos locais e artesanato, bem como um espaço de apoio para arrumos e secretaria (back-office).
O novo Posto de Turismo proposto para reutilização do Paiol do Campo de Marte é uma intervenção composta por duas partes distintas. A primeira corresponde a uma construção nova que ocupa grande parte do espaço livre disposto entre o edifício do Paiol e os muros exteriores deste. Esta construção nova, uma cobertura, será realizada em materiais modernos, com predominância do ferro e vidro. A segunda parte corresponde a uma intervenção nas duas salas do espaço interior do Paiol; numa delas nascerá uma área de leitura com exposição de livros sobre a região, de autores locais, etc, destinados a venda, noutra programa-se a instalação de móveis destinados a expor produtos locais, tais como vinhos, peças de artesanato, etc, também destinados a venda ao público.
Para o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, “a recuperação do Paiol devolve o esplendor a um dos mais importantes imóveis militares da Praça-Forte e proporciona-lhe uma nova função, a de ser a primeira sala de visitas dos turistas quando chegam ao centro histórico valenciano”.
O Paiol de Campo de Marte, erguido próximo do baluarte de São Jerónimo, no topo sul da Praça D'Armas da Fortaleza, na Coroada, é composto por dois espaços de planta rectangular dispostos paralelamente e separados por espessos muros.
Este paiol foi construído possivelmente em meados do século XVIII, depois da construção da Coroada.
O monumento tinha já sido alvo de obras de restauro no princípio da década de 60 do século XX, desde então, o Paiol já foi ocupado e adaptado para dar uso a diferentes fins daquele a que foi inicialmente destinado. De um modo geral, o imóvel apresentava-se, nos últimos anos, em mau estado de conservação o que tinha motivado já uma primeira intervenção por parte da Direcção Regional dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Norte.
A readaptação do Paiol de Marte enquadra-se no plano de requalificação da Praça Forte de Valença que já permitiu a execução da 1ª e 2ª fase nos arruamentos e espaços públicos e em breve avança a 3ª e ultima fase. Intervenções que proporcionaram, também, a requalificação exterior da Assembleia Valenciana e concretizam-se agora no edifício dos Paços do Concelho e na antiga Cadeia, em fase de conclusão, ou as que se programam em cinco casamatas militares com a sua transformação em espaços museológicos.

Nota: Mais informações contactar o Presidente da Câmara, Dr. José Luís Serra, pelo tf. 251 809 506 / 24

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Requalificação do Paiol de Marte

Mensagem por Caça Fantasmas em 24/5/2008, 15:02

Acho bem que se preserve o nosso património arquitectónico, mas para isso a edilidade tem que tomar a medida que deveria ser a primeira a tomar:

- Restringir o trânsito no interior da Fortaleza!!

_________________
avatar
Caça Fantasmas
Membro
Membro

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 66
Data de inscrição : 20/08/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Requalificação do Paiol de Marte

Mensagem por Jose Antonio Serra Mirand em 1/7/2008, 17:31

O paiol de Marte irá funcionar como posto de turismo o que penso ser uma boa atitude da CMV. Quanto ao facto apontado pelo caça fantasmas fortaleza sem carros, primeiro terá que se criar parques e condições no exterior para quem nos visite fique com uma boa imagem e volte. Agora como está neste momento acho que estamos a convidar quem nos visita, que se vá embora, pois o exterior da fortaleza parece um estaleiro de obras desorganizado e guardado por pessoas não competentes que cobram dinheiro por estacionar carros no meio de buracos.
avatar
Jose Antonio Serra Mirand
Membro
Membro

Masculino
Idade : 47
Localização : rua do monte de faro nº33
Nº de Mensagens : 94
Data de inscrição : 01/07/2008
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Requalificação do Paiol de Marte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum