Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Banda larga cobrirá região até Dezembro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Banda larga cobrirá região até Dezembro

Mensagem por Boss em 15/10/2008, 09:41

Banda larga cobrirá região até Dezembro

Uma rede regional de fibra óptica que proporcionará comunicações mais ágeis a todos os concelhos do Vale do Minho deverá ser instalada até Dezembro próximo. Investimento a realizar ronda a dezena de milhões de euros.

Apresentado, ontem, em Melgaço, foi o projecto de uma rede regional de fibra óptica, que ligará, em banda larga, os cinco municípios do Vale do Minho. Dada a conhecer no Fórum Vale do Minho Digital, a proposta abrangerá os concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, através de rede com 160 quilómetros de fibra óptica. Ao projecto corresponde um investimento de cerca de dez milhões de euros, co-financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

Alexandre Ramos, administrador executivo da empresa intermunicipal MinhoCom-Gestão de Infraestruturas de Telecomunicações, que irá gerir a futura rede, garantiu, ao JN, que "90 por cento das infra-estruturas de construção civil estão, actualmente, concluídas", prevendo-se que a intervenção esteja finalizada ainda durante este mês. "Depois, falta a componente tecnológica, cuja conclusão está prevista até ao fim do mês de Dezembro", adiantou, explicando que, numa primeira fase, foram construídos cerca de 140 quilómetros de condutas, enterradas em toda a extensão do território do Vale do Minho.

À construção dessas infraestruturas, segue-se a instalação dos cabos de fibra óptica e, de seguida, a criação de cinco centros transmissores, a localizar em cada um dos concelhos que compõem a região. A rede interligará municípios e parques empresariais, chegando, numa fase posterior, aos domílicios, o que implicará um novo investimento, privado, equilavente a "30 a 40 por cento" do realizado anteriormente.

A Rede Comunitária do Vale do Minho integra proposta que compreende outros três projectos, a nível nacional, cujos custos ascendem a 27 milhões de euros. Entre esses, está o formulado pela Comunidade Urbana Valimar, que abrangerá os concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Caminha, Arcos de Valdevez e Esposende. Os restantes serão implementados na região Terra Quente Transmontana e no distrito de Évora.

As Redes de Nova Geração são redes de fibra óptica que o Governo está a implementar e nas quais as operadoras nacionais pretendem investir nos próximos anos. "O que se pretende com estes projectos é investir em regiões desfavorecidas em termos de centralidade e fazê-las mergulhar nas redes de nova geração. Se não fosse isto, o cidadão comum destas regiões continuaria a aceder à Internet através de uma banda estreita e muito limitativa", explicou, ao JN, o coordenador dos projectos, Luís Magalhães.

Link - Clique aqui

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum