Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração

Ortografia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ortografia

Mensagem por Aveiro em 15/5/2009, 16:59

Boas,

Na actualização do #pessoas online, penso que a frase colocada :"Se encontra..." não foi muito bem sucedida...Dá a sensação de ser pt brasileiro. Porque não optam por colocar pex:" Encontra-se..." ou simplesmente online?, não tem de referir o sítio onde a pessoa se encontra conforme navega no site... mas não sei qual o vosso objectivo, por isso talvez a 1ª hipótese se coadune melhor...

So mais uma nota ativa está mal escrita, deverá ser alterada para activa...

Cumprimentos,

Última edição por Boss em 15/5/2009, 19:15, editado 3 vez(es) (Razão : Alterar titulo do Tópico)
Aveiro
Membro
Membro

Feminino
Nº de Mensagens : 6
1

Ver perfil do usuário

Re: Ortografia

Mensagem por Boss em 15/5/2009, 19:30

Olá,

em primeiro lugar, obrigado pela participação no nosso Fórum.
Quanto ao assunto propriamente dito, tenho a informar que a ortografia nos campos não editáveis não é da autoria da Administração deste Fórum.
No entanto tenho a referir que, tenho dúvidas se a 1ª expressão por si referida ("Se encontra...") estará ou não bem redigida. Já a segunda observação ("ativa está mal escrita, deverá ser alterada para activa...") tenho a certeza que está bem escrita, tendo em atenção as alterações introduzidas ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e que se encontram a vigorar desde Janeiro do corrente ano:

BASE IV: DAS SEQUÊNCIAS CONSONÂNTICAS

O c, com valor de oclusiva velar, das sequências interiores cc (segundo c com valor de sibilante), e ct, e o p das sequências interiores pc (c com valor de sibilante), e pt, ora se conservam, ora se eliminam.

Assim:

a) Conservam-se nos casos em que são invariavelmente proferidos nas pronúncias cultas da língua: compacto, convicção, convicto, ficção, friccionar, pacto, pictural; adepto, apto, díptico, erupção, eucalipto, inepto, núpcias, rapto;

b) Eliminam-se nos casos em que são invariavelmente mudos nas pronúncias cultas da língua: ação, acionar, afetivo, aflição, aflito, ato, coleção, coletivo, direção, diretor, exato, objeção; adoção, adotar, batizar, Egito, ótimo;

c) Conservam-se ou eliminam-se, facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento: aspecto e aspeto, cacto e cato, caracteres e carateres, dicção e dição; facto e fato, sector e setor, ceptro e cetro, concepção e conceção, corrupto e corruto, recepção e receção;

d) Quando, nas sequências interiores mpc, mpç e mpt se eliminar o p de acordo com o determinado nos parágrafos precedentes, o m passa a n, escrevendo-se, respetivamente, nc, nç e nt: assumpcionista e assuncionista; assumpção e assunção; assumptível e assuntível; peremptório e perentório, sumptuoso e suntuoso, sumptuosidade e suntuosidade.

Ler

Leia as Regras do Fórum
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Mensagem por Aveiro em 17/5/2009, 12:48

Caro administrador,

Devo de confessar que me surpreendeu... No entanto, pergunto porque ninguém, incluindo docentes, possuem essa informação... talvez por ser mto recente? É provável...beneficio da dúvida.
Gostaria de referir que os meus comentários são em tudo construtivos, embora denote nas suas justificações um pouco de "desagrado" quiçá?
Quanto á primeira questão, seria (na minha opinião) mais acertado, dado que se refere a um user qq, e que querem indicar a sua "posição".

Do tipo: O X user, se encontra...
O X user encontra-se...

Qual lhe sugere mais concordância?
Em todo o caso agradeço toda a esta iniciativa, e talvez pedisse que fosse divulgado (mais) entre os valencianos...

Bom fim de semana!
Cumps,
Aveiro
Membro
Membro

Feminino
Nº de Mensagens : 6
1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Boss em 17/5/2009, 13:48

É claro que as suas observações não me desagradaram, aliás, eu até comecei por agradecer a sua participação neste Fórum. As criticas, quando construtivas são bem-vindas.

Cumprimentos

concordo

Leia as Regras do Fórum
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com