Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Cavaco visita o maior projecto eólico da Europa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cavaco visita o maior projecto eólico da Europa

Mensagem por Boss em 12/3/2007, 16:09

Cavaco visita o maior projecto eólico da Europa



O presidente da República visita amanhã o Parque Eólico de S. Paio, em Vila Nova de Cerveira, um investimento de 12,2 milhões de euros que produz 24,4 gigawatts por ano. A deslocação de Cavaco Silva àquele parque, o maior investimento privado de sempre no concelho de Cerveira, inicia as II Jornadas do Roteiro para a Ciência, dedicadas às tecnologias limpas. Constituído por cinco aerogeradores, o Parque Eólico de S. Paio funciona desde Fevereiro de 2006 e é um dos 10 que até finais de 2008 vão ser construídos nos seis concelhos do Vale do Minho.

Trata-se de um investimento global de 370 milhões de euros que vai resultar na obtenção de uma potência total de 300 megawatts. "É o maior projecto eólico de toda a Europa", salientou Carlos Pimenta, um dos responsáveis do consórcio Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho.

Carlos Pimenta sustentou que, quando o empreendimento estiver concluído, o Vale do Minho assumir- se-á como exportador de electricidade, uma vez que a que ali vai ser produzida "excederá largamente" as necessidades de consumo da região.

Além do parque eólico de S. Paio, já estão em funcionamento mais dois, ambos em Caminha, o maior na Serra d'Arga, orçado em 40 milhões de euros e que vai produzir 71,7 gigawatts (GW) por ano, o equivalente ao consumo de electricidade naquele concelho durante 18 meses. O outro é o parque da Espiga, formado por três aerogeradores, com uma potência unitária de 2 megawatts.

Os maiores parques vão nascer nos concelhos de Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura, onde serão investidos 300 milhões de euros para instalar uma capacidade de 240 megawatts. A esmagadora maioria dos parques eólicos do Vale do Minho vai debitar a sua energia na Rede Eléctrica Nacional através da subestação de Pedralva, em Braga. Para o efeito, será construída uma linha de alta tensão, com cerca de 50 quilómetros, uma espécie de "auto- estrada da energia", a partir de Melgaço até àquela subestação.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=20836&op=all

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum