Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Cavalgata de Reis de Tui / Valença

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cavalgata de Reis de Tui / Valença

Mensagem por gijo em 6/1/2010, 21:22

Melchior, Gaspar e Baltasar chegarão em três majestosas carroças... Tui e Valença celebram a Cavalgata de Reis mais internacional de sempre !!!

A Cavalgata de Reis de Tui terá este ano carácter internacional já que, pela primeira vez, a saída ocorrerá do Albergue de Peregrinos São Teotónio de Valença.

No âmbito do Xacobeo 2010 o Ayuntamiento de Tui e a Câmara Municipal de Valença uniram-se para colocar, em destaque, Valença e Tui como grandes referências do Caminho Português para Santiago de Compostela.

A Cavalgata contará com as três carroças reais, dos Reis Magos, cinco carroças dos pajens, bem como de muitos outros elementos, totalizando 150 figurantes... Os Reis de Oriente vão oferecer mais de 1.200 quilos de caramelos sem glutén, assim como milhares de balões.

No final do percurso, no Cantón de Diómedes, na Corredoura, onde está instalado o Portal de Belem, será lida uma mensagem, enquanto Melchior, Gaspar e Baltasar farão a oferta ao Menino Jesus de Ouro, Incenso e Mirra.

Após a oferta os mais pequenos poderão subir ao palco real e saudar os Reis Magos.




IN: Guia da Cidade
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tui recebe reis magos pela fronteira de Valença

Mensagem por gijo em 6/1/2010, 21:24

Cortejo realizou-se pela primeira vez a partir de solo nacional e foi um êxito

Espanha está hoje, quarta-feira, parada para celebrar os Reis, a sua festa maior de todo o ano. Melchior, Gaspar e Baltasar entraram, ontem, no país vizinho pela fronteira de Valença. A inédita encenação foi organizada pelos municípios e Tui e Valença.

A zona envolvente ao quartel dos bombeiros e ao albergue de peregrinos de Valença foi, ontem, tomada pela fantasia. Centenas de portugueses e espanhóis, crianças e adultos, apinharam-se no local para ver passar os três reis magos e foram agraciados com uma chuva de rebuçados, que se substituíram ao ouro, incenso e mirra com que, reza a história, presentearam o Menino Jesus.

Foi a primeira vez que os municípios e Valença e Tui se associaram na organização da "Cavalgata de Reis", que todos os anos é recriada apenas na localidade galega. "Esta iniciativa surge principalmente pela irmandade que existe entre Tui e Valença, mas este ano um pouco também para fomentar a importância que tem a tradição jacobeia do caminho português de Santiago", referiu Moisés Rodriguez, vereador da Cultura do Ajuntamento de Tui, manifestando satisfação pelo resultado ontem conseguido. "Estamos encantados. Há gente espanhola emocionada e portuguesa também. Conseguímos, com um acto cultural, uma união entre Espanha e Portugal. É uma ideia fantástica que se realiza pela primeira vez, mas que creio se vai repetir durante muitos anos", afirmou.

O desfile de Melchior, Gaspar e Baltasar (os dois primeiros encarnados por cidadãos espanhóis e o último por um português) saiu de Valença, seguindo simbolicamente uma estrela, atravessou a velha ponte internacional que liga as duas localidades e terminou nas ruas de Tui. Na localidade galega, a festa prolonga-se até hoje. "Em Espanha, paramos para festejar os Reis. Na tradição espanhola, o Pai Natal é uma invenção dos últimos 25, 30 anos, mas os Reis são uma festa de sempre na nossa história", diz Moisés Rodriguez.

Uma colorida banda de gaitas, pandeiretas e reco-reco comandou o cortejo, que integrou cinco carros alegóricos e cerca de 150 figurantes. À sua passagem, choveram rebuçados. Para o desfile foram disponibilizados cerca de 1200 quilos desta guloseima e milhares de balões. O público, jovem e menos jovem, rejubilou.

"A cavalgata sempre foi presenciada por muitos valencianos em Tui. A possibilidade que nos abriram de se iniciar, este ano, aqui em Valença, amplia este evento", salientou o autarca de Valença, Jorge Mendes, frisando que a passagem dos reis magos "é um evento marcante da nossa postura municipal de cooperação com concelhos vizinhos, neste caso com os da Galiza".

IN:JN
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum