Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Valença vai pedalar no próximo dia 30 na Ecopista do Rio Minho

Ir em baixo

Valença vai pedalar no próximo dia 30 na Ecopista do Rio Minho

Mensagem por gijo em 27/1/2010, 19:48

A Câmara Municipal de Valença vai promover a iniciativa “Valença a Pedalar”, na Ecopista do Rio Minho, no próximo dia 30 de Janeiro, sábado. A saída está marcada para as 9h30 do Centro de Interpretação da Ecopista, na Ponte Seca, em Valença e está aberta a todos os interessados.


Para o Presidente da Câmara, Jorge Mendes, com esta iniciativa pretende-se estimular os valencianos e turistas a utilizarem a bicicleta na Ecopista e a terem práticas de vida saudável. Para o autarca esta é a primeira de um conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal vai levar a efeito, durante o ano, para a dinamização e projecção desta via verde.

A Ecopista do Rio Minho, de Valença a Monção, Prémio Europeu Vias Verdes, é uma via “colada” ao rio que faz o aproveitamento da antiga linha do caminho-de-ferro. A via tem uma extensão de 16 Km (9 Km em Valença e 7 Km em Monção).

A ponte metálica do Manco, sobre o rio Furna, em Friestas e a do rio Gadanha, no troço de Monção, merecem uma atenção específica, nesta via, pelo facto de terem sido as primeiras no país a utilizarem estruturas em ferro, o que faz destas pontes exemplares do património ferroviário português.

O percurso da ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre a fortaleza de Valença, a Catedral de Tui e a Torre de Lapela. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000, e um vasto património edificado proporcionam trilhos turísticos complementares à ecopista, nomeadamente o da Insua do Crasto e o Entre Mosteiros.

A linha do caminho-de-ferro chegou a Monção em 1915 e funcionou até 1990.

A Câmara Municipal está, também, a ultimar o projecto de ligação da Ecopista do Rio Minho à Marginal da Senhora da Cabeça e, futuramente, ao Parque de Lazer de Arão, que resultará da transformação da antiga ETAR em espaço de lazer e convívio.

Com esta ligação a autarquia proporcionará um corredor verde que percorrerá o Rio Minho na sua passagem por Valença e permitirá, ainda, um contacto privilegiado com a Fortaleza.

IN: Notícias Lusófunas
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 35
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum