Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por Boss em 23/3/2010, 18:21

Valença: utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Os utentes do Centro de Saúde de Valença marcaram hoje para sexta feira uma manifestação de protesto contra o alegado encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) daquela unidade, que dizem estar previsto para 01 de abril.

'Sexta feira vai decorrer, na Câmara Municipal, uma reunião entre várias entidades envolvidas ou com interesse direto no assunto e vamos aproveitar a oportunidade para nos manifestarmos publicamente contra o encerramento do SAP. O que nós queremos - e não abdicaremos disso de forma alguma - é que o SAP volte a funcionar 24 horas por dia', disse à Lusa Carlos Natal, porta-voz da comissão de utentes.

Hoje, um responsável da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Carneiro, deslocou-se a Valença para uma reunião com o corpo clínico do Centro de Saúde, tendo provocado uma 'manifestação' dos utentes, convocada por SMS (mensagem de telemóvel).

Segundo relatos populares, João Carneiro foi recebido com 'grande hostilidade', consubstanciada em 'insultos' e 'alguma agressividade'.

Os utentes chegaram até a ameaçar que não deixariam João Carneiro sair das instalações enquanto não fossem recebidos pelo coordenador da Administração Regional de Saúde do Norte, mas acabaram por desmobilizar, depois de uma reunião que Carlos Natal manteve com aquele responsável da ULSAM.

Segundo Carlos Natal, o fecho do SAP está previsto para 01 de abril, uma informação que a Lusa não conseguiu confirmar junto da ULSAM, cujos responsáveis se escusaram a falar sobre o assunto.

'O SAP já sofreu uma machadada em janeiro, quando passou a funcionar apenas no período noturno, e a gora querem-lhe dar o golpe de misericórdia', afirmou o porta-voz dos utentes.

Para Carlos Natal, a ideia será o encerramento do SAP e a sua substituição por uma consulta aberta, das 08:00 às 24:00.

'Esta consulta já funciona agora, no período diurno, e nem de perto nem de longe nos satisfaz. É uma tremenda regressão nos nossos cuidados de saúde que não estamos, de todo, dispostos a aceitar', disse ainda.

Se o SAP encerrar, os utentes do Centro de Saúde de Valença passarão a ser atendidos, a partir da meia noite, ou no Serviço de Urgência Básica de Monção ou no hospital de Viana do Castelo.

'Não faz qualquer sentido que um direito adquirido há tantos anos nos seja agora roubado, precisamente uns meses depois de Valença ter sido promovida a cidade', criticou.

Em agosto de 2007, o presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra (PS), assinou um protocolo com o Ministério da Saúde que viabiliza o encerramento do SAP do concelho, no âmbito da requalificação da rede nacional de urgências.

Nas últimas autárquicas, a Câmara de Valença passou do PS para o PSD.

Contactado pela Lusa, o vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, já garantiu que o atual Executivo 'não está pelos ajustes, de forma alguma' com o encerramento do SAP.

'A população está contra e a câmara está, incondicionalmente, ao lado da população. O SAP no Centro de Valença é um direito adquirido há muitos anos, e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que esse direito não nos fuja', disse Manuel Lopes.

Correio do Minho

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por Boss em 26/3/2010, 20:48

EDITAL Nº. 05

O Dr. Manuel Álvaro Guimarães Gomes, Presidente da Assembleia Municipal de Valença

Faz público, em cumprimento das disposições legais e regimentais, que no dia 25 de Março de 2010, pelas 16H30, se realiza uma Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Valença, no Auditório Dr. Jorge Gama, no Edifício dos Paços do Concelho, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

I – Período de “antes da ordem do dia”, com os seguintes pontos

1 – Leitura do expediente e,

2 – Discussão e votação da acta da sessão anterior.


II – Período da “ordem do dia”, com os seguintes pontos:


1º. Encerramento do Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Valença (dia e noite).


Para constar, se elaborou o presente edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos do estilo.


Paços do Concelho de Valença, 23 de Março de 2010

O Presidente da Assembleia Municipal,



(Dr. Manuel Álvaro Guimarães Gomes)

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por gijo em 29/3/2010, 13:00



Mais de uma centena de pessoas exigiu, ontem, sexta-feira, em Valença, o funcionamento, durante 24 horas por dia, das Urgências do centro de saúde local. Comissão de utentes promete endurecer formas de luta caso a tutela "insista em não atender à pretensão de Valença".

A população de Valença voltou, ontem, às ruas para exigir a manutenção do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), vulgo Urgência, em funcionamento. Na origem do protesto está uma informação veiculada pela comissão de utentes, segundo a qual o serviço pode vir a fechar definitivamente portas a partir do próximo dia 1, sendo então substituído por uma consulta aberta, entre as 8 e as 24 horas, pretensão que mereceria, ontem, duras críticas.

"Uma vergonha." Foi assim que muitos classificaram o anunciado encerramento do SAP, prometendo "novas formas de luta" caso o funcionamento da Urgência não venha a ser alargado para as 24 horas (funciona durante o período nocturno desde 4 de Janeiro).

"Falta de segurança"

Ouvidos, em pleno Salão Nobre, pelo líder do Executivo municipal, Jorge Mendes assegurou que a Câmara "continuará ao lado dos valencianos na luta por serviços de saúde de qualidade e por um SAP aberto 24 horas por dia". Disse, ainda, que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho "não se fez representar" em encontro que estava previsto para ontem, em Valença, "tendo, para tal, invocado a falta de condições mínimas de segurança", o que, para o autarca, afigura-se como situação que "em nada abona a favor de uma boa relação entre as partes sobre esta matéria".

Reunida em sessão extraordinária, a assembleia valenciana aprovaria, anteontem, uma proposta para a manutenção do SAP entre as 20 e as 8 horas de segunda a sexta-feira e durante 24 horas aos feriados e fins de semana. Foi, também, votada uma proposta do CDS-PP, no sentido de repudiar o protocolo de requalificação das Urgências assinado pelo anterior Executivo, liderado por José Luís Serra (PS) e que contempla o fim do SAP. Esta última acabaria por passar, mas com os votos contra da maioria dos membros da bancada socialista.

IN: JN
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por gijo em 29/3/2010, 13:06

Populares manifestam-se contra encerramento das Urgências em Valença



Uma centena de pessoas manifestou-se esta sexta-feira em Valença para exigir o funcionamento das Urgências 24 horas por dia no Centro de Saúde local, deixando a garantia de que a luta "é para levar até onde for preciso".


"Fui um dos obreiros, há 32 anos, das Urgências a funcionar 24 horas por dia no Centro de Saúde, e o Governo tem de se convencer que não vai ser fácil tirar este serviço daqui. O povo de Valença não vai permitir que se perca um bem adquirido há tantos anos", garantiu, em declarações à Lusa, David Lobão.

Frederico Sousa, bombeiro nos Voluntários de Valença, também se insurgiu contra o eventual encerramento das Urgências no Centro de Saúde local, dizendo que seria "uma vergonha" ou uma "coisa de loucos".

"Mas será que não veem que não faz qualquer sentido obrigar um doente de Valença a fazer 36 quilómetros para ir a Monção buscar um carimbo e ser encaminhado para Viana do Castelo?", questionou, em forma de crítica.

Para esta sexta-feira, na Câmara de Valença, estava marcada uma reunião do presidente do Município de representantes da Comissão de Utentes do Centro de Saúde com um responsável da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, mas este não compareceu, invocando a inexistência de condições mínimas de segurança, face à anunciada manifestação.

Os manifestantes acabaram por ser recebidos pelo presidente da Câmara, Jorge Mendes, que garantiu que o Município "continuará ao lado" da população "na luta por serviços de saúde de qualidade abertos as 24 horas do dia".

Jorge Mendes apelou ainda à população "para estar alerta" e comparecer em futuras ações de luta contra o eventual fecho das Urgências.

Até 4 de janeiro, o Centro de Saúde de Valença teve SAP - vulgarmente conhecido por Urgências - 24 horas por dia, mas desde aí o serviço funciona apenas no período noturno, havendo uma consulta aberta no período diurno.

Segundo a comissão de utentes, a partir de 1 de abril poderá haver nova alteração, com o encerramento total das Urgências e a instituição da consulta aberta entre as 08h00 e as 24h00.

Estas alterações foram viabilizadas em agosto de 2007, através de um protocolo assinado pelo então presidente da Câmara de Valença, José Luís Serra (PS), com o Ministério da Saúde.

Nas últimas autárquicas, a Câmara de Valença mudou do PS para o PSD.

"Vamos fazer as manifestações que forem precisas para termos Urgências 24 horas por dia. Não vamos desarmar", garantiu Carlos Natal, porta voz da comissão de utentes.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

LUSA

IN: SIC
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Utentes impediram entrada de coordenadora do SAP de Valença

Mensagem por gijo em 29/3/2010, 16:00

Dezenas de utentes permanecem hoje, segunda-feira, de manhã junto ao Centro de Saúde de Valença do Minho, numa manifestação contra o encerramento das urgências, tendo impedido a entrada da coordenadora do centro.

"Vamos permanecer no local dia e noite, para que o centro não seja fisicamente encerrado", assegurou à Lusa o porta-voz da comissão de utentes, Carlos Natal.

Cerca de três dezenas de utentes do Centro de Saúde de Valença do Minho inscreveram-se em massa, na noite de domingo, para um consulta de urgência, por forma a impedir o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), anunciado para as 24:00 de segunda feira.

"Às 03:00 a médica de serviço ainda estava a atender pessoas. Não saiu de cá enquanto havia doentes à espera", relatou Carlos Natal, acrescentando que já de manhã, cerca das 08:00, os utentes "impediram a coordenadora" de entrar.

"A senhora coordenadora tem tido um papel determinante e acelerador no fecho das urgências. Há já muito tempo que pedimos a demissão da senhora, que hoje só aqui veio para encerrar as urgências", explicou o porta-voz dos utentes, acusando a responsável de ter "suprimido uma série de serviços".

" Lusa, Carlos Natal disse ainda que no local vai funcionar unicamente uma unidade de convalescença, onde estão hospitalizadas cerca de 20 doentes, que "vão ter apenas um enfermeiro" para assegurar os tratamentos.

O porta-voz dos utentes insurgiu-se também com o facto do encerramento do SAP, cujo horário de funcionamento era das 20:00 às 08:00, obrigar os utentes a terem que se deslocar para o serviço de urgência básica de Monção, a cerca de 18 quilómetros de distância.

"Se for necessária a hospitalização, teremos que percorrer de volta esses quilómetros todos e depois, andar mais 50 para chegar ao Centro Hospitalar do Alto do Minho", disse.

Os utentes deverão permanecer no local até às 18:00, altura em que está marcada uma marcha lenta contra o fecho das urgências.

Segundo os organizadores do protesto, a marcha poderá bloquear a fronteira com Espanha.

IN: JN
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Encerramento das Urgencias

Mensagem por martagaspar em 30/3/2010, 17:06

Vi on line - já que o tempo é escasso - ao que chega a ignorancia - ou maldade, que sei eu - desta gente.!!!!

Uma criatura correndo atrás da Directora do C.Saúde, com gestos e insultos, numa figura triste.

Tal como seus colegas médicos, a Directora, o pessoal técnico, administrativo e utentes, e tb a Autarquia , todos nós queremos as urgencias 24 horas por 24 horas.

E não deixam a Directora entrar porque se convenceram de que é contra?

A doutora é mesmo uma senhora, mas por vezes há que deixar de ser senhora para ser uma mulher.

Devia telefonar para a GNR e mandar vir uma Brigada para poder entrar no seu posto de trabalho.

A Drª Ofélia de certeza que recebeu ofícios ou ordens de teor igual para assinar em favor do fecho das urgencias.

E que haveria ela de fazer?

Dizer a superiores hierárquicos que « não assinava porque o povo quer urgencias e ela também»?

Que remédio senão assinar.

Que patético, que absurdo tomarem atitudes contra pessoas que não são culpadas!!!!

Mas enfim. É este o País que somos. E não se pode disfarçar, sequer.

Agora até há CÂMARAS OCULTAS!!!!!!!!!!

E quem tiver medo, eu diria, se não amasse animais: quem tem medo compre um cão.
avatar
martagaspar
Membro
Membro

Feminino
Idade : 80
Localização : valença
Nº de Mensagens : 127
Data de inscrição : 06/05/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por pacheco784 em 31/3/2010, 01:48

Olá, meus caros amigos, eu digo a verdade pura e crua, eu sou a favor do encerramento, porque para ter aquilo ali que nao serve para nada mais do que dores de barriga, prefiro ir a Monção a uma Urgencia como deve ser, e regressar a casa com a ideia de que foi bem atendido, e recuperado, ja visitei a Urgencia de Monção 2 vezes e o Antigo SAP, tambem, não há comparação, em Monção sim são urgencias, agora aquele, SAP a que chamavam Urgencias para enganar? Aquilo não tem valencias nehumas, e essa historia do ai tenho que ir para Monção e depois voltar para tras e ir para Viana é errada, e sabem por que? Dois motivos muitos simples, se realmente for Urgente voces vão chamar uma Ambulância ou pelo era isso que deviam fazer, e nesse caso sera activada a SIV de Valença se tiver disponivel, e o CODU decidira qual o Serviço mais adequado para vos receber, e se forem para Monção é porque o CODU sabe que tem capacidade para vos receber e recuperar, senão nem a Monção vão, é logo a Viana, depois se for uma "dor de Barriga" o unico regresso que fazem é para casa porque Monção está capacitada para receber " doentes com dor de barriga " e até mais do que isso. Agoram antes de dizerem há mas antes de ser em Monção podiam ter feito em Valença, podiam, mas pensem nos doentes que tinha que fazer km e km de Melgaço e Castro Laboreiro e etç até Valença, e vejam bem para quem era pior, porque se nos pagamos impostos eles tambem pagam e tem o mesmo direito, penso que assim esta perto para todos.

Vou colocar um topico onde explico melhor todas as razões.
avatar
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 28
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por Capitan em 6/4/2010, 14:03

Teoricamente tens toda a razão, falta ver em campo... mas continuo a realçar a minha ideia de que tanto as ambulâncias como o INEM são ocupadas em tempo e espaço e não podemos contar muito também com as de outros lados porque também podem estar ocupadas ou então fica essa zona sem INEM. Não faz falta uma catástrofe para acontecerem coisas. Quando dizes também que Melgaço esta muito longe para vir a umas urgências a Valença respondo-te da mesma maneira, se É grave... ""INEM"", se pode aguentar pelo dia seguinte... "AGUENTA". Mas vamos dar uma oportunidade haver o que sucede nos próximos dias!

Quanto ao poder de diagnostico do técnico de saúde, ou como se chame do INEM, continuo a crer que se baseia em sustentação de vida ate chegar a um hospital (já por isso recebem muito menos que um medico por noite ainda que correm muitos mais riscos). Ouvi dizer que um medico está à recebe por noite 500 Euros, não sei se é verdade, mas se for é um grande abuso, já que cobram isso por cumprir o seu dever "deontológico" (acho que é assim que se diz), se não querem diminui-se a media de entrada para medicina, cria-se maior concorrência entre médicos e alguém há de querer!!! Enquanto que os técnicos dos INEM recebem por mês. Se estes técnicos tivessem esse poder de diagnostico que tu dizes era fácil de resolver o problemas dos fechos das urgências, punha-se esses técnicos em vez dos médicos e tudo aberto, uma espécie de INEM fixo!

E agora diz-me uma coisa, será melhor este serviço em Monção onde só acolhe Monção, Melgaço e Valença ou em Valença onde pode acolher Valença, Monção, Melgaço, Coura e Cerveira... pela tua ordem de ideias Cerveira e Coura também seriam beneficiados... ainda que tem de vir para traz, mas pelo menos já não vão directos para o "inferno" do Hospital de Viana, e como temos os tais INEM Melgaço nunca sai prejudicado!

Não há mais ninguém com opinião no tema? Gostava de ler mais opiniões...
avatar
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 37
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Utentes do Centro de Saúde manifestam-se sexta feira contra fecho das 'Urgências'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum