Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por gijo em 24/5/2010, 01:03

Boa noite a todos. Este poderá ser um assunto de interesse para alguns, para outros nem por isso, mas insisto em deixar aqui a minha opinião.

O Rio Minho, sem duvidas, é um paraíso para a pesca lúdica. Com dezenas de espécies para todo gosto, desde a cobiçada Savelha e o gostoso Sável, a saborosa Lampreia, passando pela Truta, Achigã, chegando até ao Mujo, Carpa, etc.

São muitos os amantes desta actividade, uns por prazer outros por negócio, alguns para comer outros pescam para libertar (pesca sem morte)...

Mas o que é certo é que não há muitos pesqueiros disponíveis no Rio Minho. O mais famoso é o da "Terra Caída", que foi construído por amantes da pesca. Existem também alguns outros locais como "o paredão" "Gingleta" "Lagartão" mas o acesso para lá não está sinalizado e o próprio local para pescar, torna-se uma aventura. Nunca sabemos quanto ficamos com os anzóis espetados numa árvore.

Sou da opinião que a manutenção desses pesqueiros deverá ser feita pelos utilizadores, mas aqui impõe-se um problema de propriedade, uma vez que há pesqueiros que devem ter dono e outros são da jurisdição da Marinha. Tendo isto em conta, se eventualmente cortar-mos uns ramos ou mudamos umas pedras de sítio podemos arranjar alguns problemas. Para evitar tudo isso, temos que recorrer á burocracia, ou seja, pedir autorização por escrito á Marinha, por exemplo, e todos nós sabemos que iria ficar tudo na mesma durante muito tempo porque a resposta demorará muito tempo a chegar e de certeza que será negativa… ou não Smile

Uma zona de lazer muito agradável é a “Praia de Ganfei”, porem o seu estado de conservação não está lá grande coisa, mas poderia ser pior.

Seria uma óptima ideia organizar uns concursos de pesca como fazem em Tui e sem dúvida que nessa praia seria um óptimo local… mas as margens com muitas galhas e arvores estorvam um pouco nos lançamentos das canas.

Não digo cortar as árvores, pois estas fazem falta para suster as terras para o rio não avançar, mas diria aparar as ramas das arvores…

Enfim… são apenas algumas opiniões… se errei, alguém que me corrija.

Boas pescarias! Laughing lol! Very Happy
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Capitan em 25/5/2010, 14:50

Tens toda a razão, o nosso rio deveria de ser melhor aproveitado.

Quanto a parte dos pescadores é complicada, como tu bem dizes, e ainda mais pelo factor de eles serem "mentirosos". "Mentirosos" no bom sentido, no exagero da realidade quando dizem que pescaram uma truta do tamanho de um cachalote. Para tal, procuram sempre sítios recônditos, não mais seja para poderem dizer que pescaram, quando não pescam nada, ou para estarem sozinho... depois chegam a casa como o meu pai ou como o pescador este fim de semana, todos arranhados de andar no meio das silvas! O que significa que a ser limpo teria de ser quase a margem em geral.

Como bem dizes, também há os problemas jurídicos de entrar nos terrenos de outros e ainda mais mexer no que é deles. Tu como bombeiro sabes bem disso, os donos dos terrenos não limpam o que é deles, como muito chegam-lhes fogo e depois os bombeiros, a fauna, a flora e os vizinhos que se desenrasquem! Quanto a marinha, creio que já que não permitem que se limpe ou se mova alguma coisa, deveriam de ser eles por iniciativa proporia a tratarem das margens e não andarem só, o dia todo a passear! Se não há fundos não sei porque é que todos os anos se paga um quantidade, agora exagerada ainda que não seio o valor, por uma miserável licença de pesca que qualquer um pode tirar, sem nenhum tipo de formação ao ate possa não saber nadar

As juntas de freguesia banhadas pelo rio, também deveriam de investir nestas zonas, umas vez que se trata das suas freguesias e são sempre uma mais valia.

- em Abril estive na praia fluvial de Ganfei e encontrei aquilo muito sujo.
- este fim de semana estive no parque das merendas de Verdoejo e ainda não cortaram o mato da zona das crianças, para não dizer que podiam arranjar forma de aceder a ilha sem um se ter de molhar ou ir de jipe.
- se alguém tiver a feliz ideia de pegar no Náutico e abri-lo aos sábados e domingos a tarde faz fortuna so com os autocarros que la param e se a isso juntarem o aproveitamento da praia fluvial, no verão é que se facturava!!! ...mas como só é visto como um recinto nocturno esta fechado!!!
- Friestas talvez seja o melhor exemplo, ainda que a zona das merendas esteja bastante exposta ao sol. Já ouvi falar em transformar aquilo num parque de campismo, eu não aconselhava, primeiro porque são bem capazes de fechar o acesso publico ao rio e segundo porque a noite há um barulho infernal provocados pelos comboios do lado espanhol.
- nas escadinhas do cais e a praia da Urgeira o problema é os ciganos. Ainda que nem eu, nem possivelmente alguém tenha problemas com este ciganos, já a muito que deveriam de ter saído de lá. Primeiro porque aquilo parece uma sucata e esta tudo sujo, depois pelo problemas psicológico que impede que outras pessoas tenham medo de passar por eles para aceder ao rio e terceiro porque a envolvente parece um "campo minado" onde se não vês onde pões os pés podes ter uma surpresa mole e cheirosa!
- por ultimo reservo a zona da ponte nova, que pelos vistos dizem que se transformou num MOTEL e a quem lá aceda no mínimo pode sair de lá escandalizado!
- para baixo de Cristelo Côvo não conheço, não posso falar

De qualquer das formas o novo PDM prevê a criação de uma via junto ao rio, desde a Sra. Da Cabeça até ao Cais, ainda que o ideal seria liga-la a “ecopista” ou então dar-lhe continuação para um lado e para o outro (Norte e Sul), pode ser que esse seja o ponto de partida para se aproveitar mais o rio, mas isso devera de ser a câmara a tomar a iniciativa.
avatar
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 37
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por pacheco784 em 25/5/2010, 14:59

Ja tive um vizinho que caiu na Gingleta ao descer la para o fundo!

Muito arriscado!
avatar
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 29
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Boss em 25/5/2010, 19:01

E os pescadores? Não acham que também podiam contribuir com algo? Pelo menos o contributo de limpar aquilo que sujam, quando deitam latas de cerveja para o chão e desperdícios dos utensílios utilizados na pesca...

Que acham?

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Macedo de Brito em 26/5/2010, 00:55

é um desporto que sinceramente não me cativa.. mas já fiz 1 passeata de barco rio acima e até foi interessante... mas pescar não é comigo mesmo Very Happy

ainda assim, a máxima do quem suja, limpa devia ser aplicada, sempre. Afinal de contas anda estamos num país civilizado ^^.
avatar
Macedo de Brito
Membro
Membro

Masculino
Idade : 36
Localização : Friestas
Nº de Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/04/2010
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Capitan em 26/5/2010, 10:01

Pode haver um ou outro pescador que suje, mas duvido que o lixo todo que existe nas nossas margens seja dos pescadores e muito menos daqueles que para la vão todos os fins de semana. Se não estou enganado, na praia de Ganfei não há um contentor, já no parque das merendas de Verdoejo já tem e isso pode fazer a diferença (ainda que na Sra. da Cabeça tem pelo menos 2 contentores em baixo e mais encima e esta tudo muito sujo).

Como isto são espaços de lazer que não dão lucros e também não se esta a fazer favores a familiares ou amigos dos presidentes de juntas isto vai continuar assim por muito tempo!
avatar
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 37
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por gijo em 26/5/2010, 14:29

Concordo em pleno com o que diz o BOSS, ate me chateia bastante assistir um pescador ao meu lado que tem que cortar linha e enrola o desperdício num novelo e atira para o lado, assim como as latas de cerveja e sacos plásticos. Eu apenas respondo por mim... Infelizmente creio que não se trata apenas duma questão apenas de civismo, mas também de hábitos ecológicos não interiorizados nas pessoas. Como diz o Capitan, não são todos os pescadores que sujam e não limpam! Garantidamente tendo em conta a quantidade de pescadores lúdicos existentes, apenas uma pequena parte á que não limpa o que suja, caso contrario o rio estaria de facto uma autêntica lixeira. Pena que o projecto “Limpar Portugal” não incluiu as margens do Rio Minho! Talvez numa próxima oportunidade.

Pacheco... esse senhor teve que ser evacuado de barco devido á falta de acessibilidades ao local.
avatar
gijo
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 34
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 155
Data de inscrição : 10/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por pacheco784 em 28/5/2010, 01:48

Eu sei, se bem me recorda participas-te nesse resgate certo?

Foi o Arminho o " Galego"!

Local realmente de dificil acesso!
avatar
pacheco784
Membro
Membro

Masculino
Idade : 29
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 186
Data de inscrição : 18/09/2008
2

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Caça Fantasmas em 7/6/2010, 18:40

Por acaso, um dia destes passei na terra caída e, valha-me Deus... os pescadores levam lixo para o rio, mas onde param os caixotes de lixo naquela área? É que não vi nenhum... Assim torna-se mais difícil não se fazer lixo!

Precisam-se lá uns caixotinhos pro lixo, sôr presidente!!

_________________
avatar
Caça Fantasmas
Membro
Membro

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 66
Data de inscrição : 20/08/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Capitan em 8/6/2010, 10:43

Alguém me sabe dizer quando é que os presidentes da junta, pelo menos de Ganfei e Verdoejo pensam pelo menos devastar os matos dos seu respectivos espaços junto ao rio?... é que se é para o verão já estamos, ainda que se é para o inverno ainda tem muito tempo!

Estive no parque das merendas este fim de semana e um dos dois assadores e a zona das crianças foram literalmente engolidas pela vegetação! Ao passar pela "praia" de Ganfei também la vi umas ervas altas, o melhor dos casos é mesmo Friestas, a não ser a parte da areia que escolheram para por na margem, que ao ser de grande tamanho, dificulta caminhar por cima sem sapatos ou chinelos.
avatar
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 37
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Ganfeiense em 8/6/2010, 16:00

Já há algum tempo que não vinha ao fórum, mas regozijo-me pelo facto de se começar a discutir assuntos sérios e importantes.
Quanto a este assunto, acho engraçado ou será apenas uma feliz coincidência que, bastou este assunto ter sido tratado aqui no fórum e já hoje procederam à limpeza da praia fluvial de Ganfei (Pesqueira).

Na minha opinião acho muito importante que os espaços utilizados como praias e locais de pesca tenham o mínimo de condições para que o lixo não seja depositado no chão. Sou um utilizador frequente de certos locais tais como a "Terra caída", a "Pesqueira", o parque de merendas de Verdoejo, as escadinhas do Cais, a praia do Mota na Urgeira, etc e fico muito admirado esses locais não terem um único recipiente para depositar lixo! Frequentei assiduamente a "terra caída" e incomodava-me ver os pescadores a deitar lixo para a água ou para os seixos! Acho que se devia fazer muito mais pela preservação deste espaços!

Um bem haja a todos.

_________________
Nunca discutas com um imbecil. Ele arrasta-te até ao seu nível e depois ganha-te, pela experiência!!
avatar
Ganfeiense
Membro
Membro

Masculino
Idade : 41
Localização : Ganfei - Valença
Nº de Mensagens : 142
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Boss em 8/6/2010, 17:03

Retirados alguns aspectos frisados nos vossos comentários e também o que eu conheço de alguns dos locais frisados, juntei umas palavras e enviei o seguinte email para a Câmara de Valença:

Venho por este meio demonstrar o meu agrado pelo facto de terem começado a limpar a praia fluvial de Ganfei. Espero que esta limpeza se estenda ao parque de merendas de Verdoejo e outros locais aprazíveis de Verão!
No entanto não gostaria de deixar passar em claro uma situação, que também atormenta muita mais gente (demonstrada num tópico do Fórum Valença do Minho http://valencadominho.forum-livre.com/viver-em-valenca-f7/rio-minho-um-paraiso-para-a-pesca-ou-nao-t752.htm ), que é nada mais nada menos que a simples operação de colocação de recipientes para o depósito de lixo, nas zonas ribeirinhas onde assiduamente exercem a actividade lúdica da pesca, ou seja, no Parque de merendas de Verdoejo; na "Terra Caída" em Verdoejo/Ganfei, na rampa para descarga dos barcos em Ganfei (junto à praia fluvial da Pesqueira), na praia fluvial da Pesqueira em Ganfei, no Cais do Rio Minho em Valença, na praia fluvial da Srª da Cabeça em Segadães e em outros locais ribeirinhos que possam não ser aqui mencionados. Recebemos informações no nosso Fórum que, derivado ao exercício da pesca, é enorme a afluência de pescadores a zonas tradicionais para tal prática desportiva e, como é comum nos portugueses, é nítida a falta de educação ambiental de muitos pescadores (e espectadores) deixando o lixo espalhado pelas margens do nosso rio. É certo que a colocação dos recipientes para o lixo por si só não resolve o problema, mas ajuda e assim ninguém terá desculpa se for chamado a atenção por outro pescador / banhista mais preocupado pelas questões ambientais!

Desde já o meu agradecimento pela atenção prestada!

Mais esclarecimentos poderão ser dados através deste email ou visitando o nosso Fórum http://valencadominho.forum-livre.com/forum.htm

Atentamente

A Administração do Fórum

Aguardaremos uma resposta!

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Capitan em 21/6/2010, 01:33

não sei se estas com vontade de escrever outra carta... estive este domingo no parque das merendas de Verdoejo e sim... já desbastaram o matagal e até o levaram de la... podiam era ter aproveitado e levado o outro tipo de lixo que por la prolifera do tipo garrafas, papel, latas, plásticos e semelhantes... Também não sei se haveria a possibilidade de lá colocar umas instalações sanitárias como as que há em Friestas... creio que ficaria a ganhar!
avatar
Capitan
Membro
Membro

Masculino
Idade : 37
Localização : Valença
Nº de Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/12/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Rio Minho - Um paraiso para a pesca... ou não

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum