Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Boss em 4/7/2011, 12:11

CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

A Comboios de Portugal (CP) anunciou que pretende encerrar a ligação entre Valença e a cidade espanhola de Vigo, já a partir do próximo domingo. A empresa alega falta de “condições para a continuidade da exploração”. Partem diariamente do Porto dois comboios com destino àquela cidade espanhola, existindo mais duas viagens de regresso. Depois de domingo, a viagem acaba em Valença. Autarcas e empresários dizem não perceber os motivos da empresa.


“A CP informa que, por não estarem reunidas as condições para a continuidade da exploração, a partir de 10 de julho de 2011 o serviço no trajeto Valença / Vigo / Valença será suprimido", referia um aviso público transmitido nas várias estações que integram o percurso em causa.

Em declarações à Lusa, a empresa apontava que “entre os motivos na origem desta decisão está uma racionalização de custos que a CP tem que fazer, face à conjuntura financeira atual".

A “racionalização de custos e proveitos” da transportadora ferroviária nacional consiste na supressão, quatro vezes por dia, da ligação Valença /Vigo/Valença.

Os dois horários diários, com partida do Porto às 7h55 e 17h55, são para continuar até Valença, “mas através das ligações inter-regionais”, afirma fonte da empresa. Já as viagens de regresso têm início na localidade portuguesa raiana.

A CP tentou suprimir esta ligação há seis anos, alegando “quedas no volume de passageiros transportados” naquela linha. A empresa não concretizaria o corte, após protestos de passageiros e autarcas.

Autarcas e empresários condenam fim de ligação

O presidente da Câmara de Valença admite que a ligação, nem o corte, é “muito rentável, mas é sobretudo histórica, entre duas importantes regiões. Com a sua supressão, não será por aí que a CP vai inverter a situação difícil que atravessa".

Jorge Mendes aponta a incongruência de os governos anteriores "terem prometido uma ligação de TGV", entre Porto e Vigo, com paragem em Valença, e este executivo decidir suprimir a ligação ferroviária internacional.

"Criaram-se expectativas que não se concretizam, por isso, este anúncio, que não conheço oficialmente, não vem na melhor altura e será mesmo um retrocesso", acrescentou o autarca, manifestando “desilusão” e "total oposição" a este corte.

Também o autarca de Vila Nova de Gaia condena o fim anunciado da ligação entre Porto e Vigo. Luís Filipe Menezes afirma que “parece uma decisão precipitada”, porque é importante para a região norte do país. “Nem tudo o que dá prejuízo deve acabar, porque senão acabávamos com o Serviço Nacional de Saúde, que será sempre pouco rentável”, observa à Antena 1.

Sustentando que “as ligações rodoviárias não substituem as ferroviárias”, Luís Filipe Menezes sublinha o impacto funcional da medida. “A afirmação da região do Porto no contexto do noroeste Peninsular, a captação do mercado da Galiza, a funcionalidade o aeroporto Sá Carneiro e o terminal de Carneiros não pode ser perspectivada sem uma ligação ferroviária expedita e moderna entre Porto e Vigo. Talvez não o TGV (…) mas um comboio rápido e moderno a ligar Vigo ao Porto é algo que não podemos deixar cair no médio prazo”, enumera o autarca.

O presidente da Associação Industrial do Minho defende que a CP deveria ter em atenção outras questões para além das económicas. “É uma decisão que, sendo operacional terá toda a legitimidade para ser tomada pela CP. Sendo uma empresa detida pelo Estado deveria ter atenção a questões mais gerais, como a fronteira única no país e a ligação do Norte de Portugal com a Galiza”, disse à Antena1.

As “decisões, mesmo que legítimas em termos operacionais, são tomadas em cima do joelho” criticou António Marques, para depois acrescentar que a supressão da ligação ferroviária “é mais uma entre as várias machadadas que, quer operacional quer politicamente, têm sido dadas a esta ligação estreita entre o Norte de Portugal e Vigo”.

Utentes lamentam interrupção “sem justificação ou consulta prévia”

A associação de utentes da empresa pública condenou a supressão da ligação a Vigo "sem qualquer justificação ou consulta prévia". “Após uma chamada para o 'call center' da CP ficamos vagamente a saber que essa interrupção se deve a 'obras', embora não haja informação acerca do teor dessas obras nem da sua localização. Desconfiamos que são uma desculpa de ocasião", comenta Nuno Oliveira, da Comissão diretiva da Comboios XXI.

A transportadora ferroviária espanhola (Renfe) não tem indicações sobre a interrupção, e a ADIF (congénere da Refer) “nega existir qualquer impedimento à circulação", acrescenta.

O corte é "mais uma agressão à mobilidade desta vasta euroregião (habitada por seis milhões de pessoas, uma das mais populosas da península), após a recente introdução de portagens na A28", sublinha.

Nuno Oliveira nota que o anúncio da CP foi emitido "um dia depois do secretário do Eixo Atlântico Xoan Mao ter diligenciado no sentido de solicitar ao Ministro da Economia de Portugal uma reunião para debater, entre outras coisas, questões ferroviárias respeitantes ao Norte de Portugal e Galiza".

"Numa altura em que todo o eixo Vigo - Santiago - Corunha é servido por novos comboios que circulam a 160 km/hora (brevemente a 220 km/h), do lado português simplesmente ignora-se a Galiza", refere.

A associação defende a necessidade de remodelar “o serviço direto internacional Porto-Vigo, no que se refere à diminuição do tempo total de viagem, e a garantia de ligação rápida desta linha no Porto para quem segue no serviço IC ou Alfa".

Fonte: RTP

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Suspensão das Ligações Ferroviárias Porto/Vigo

Mensagem por Felgueiras em 4/7/2011, 23:11

Mais uma decisão absurda! Quando a CP devia promover esta ligação, de forma a fomentar o transporte ferroviário e o desenvolvimento turístico, nesta zona, faz precisamente o contrário! Com alguma frequência utilizo ligações Porto/Valença/Porto utilizando os comboios internacionais e verifico presença frequente de cidadãos espanhóis mas também de outras nacionalidades.
É mais uma machadada para o turismo, nomeadamente do Norte que sofre com a acefalia dos administradores instalados em Lisboa.
Será que também vão ter contenção nos seus vultuosos salários, carros e mordomias?
Espero que a Autarquia de Valença e a sua População se oponham este disparate.
avatar
Felgueiras
Membro
Membro

Masculino
Idade : 76
Localização : Porto
Nº de Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/04/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por gonçalves em 5/7/2011, 12:33

vão colocar o TVG com paragem em Valença e ainda por cima qe o preço vai ser elevado, pelo menos os comboios da cp que ligava Valença-Vigo traziam turistas para Valença. Agora vamos perder 45% de turistas.

Espero que não levem isto para a frente.

gonçalves
Membro
Membro

Feminino
Nº de Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2010
5

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Felgueiras em 5/7/2011, 14:31

TGV???? Não pensem nisso! Se não houver uma oposição forte. qualquer dia desactivam circulação de comboios até Valença!
As empresas de camionagem devem estar mortinhas para que tal aconteça!
O mal foi começarem por desactivar a linha Valença/Monção! Agora é Valença/Vigo!
Olhem que conjuntura está favorável a estas medidas!
Viana já se manifestou por causa dos Estaleiros, ainda bem, é do interesse da Cidade e do Distrito, os comboios também!
É preciso levantar a voz e protestar, não se esqueçam que circular de carro para além de outros inconvenientes fica caro!
Cumprimentos
avatar
Felgueiras
Membro
Membro

Masculino
Idade : 76
Localização : Porto
Nº de Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/04/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Boss em 6/7/2011, 01:11

Será este um pré-aviso para o encerramento da linha Porto/Valença, acham?

Pensar

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Felgueiras em 6/7/2011, 13:27

Já nada me surpreende!
Não direi tanto, mas Viana /Valença é capaz de estar na calha!
Quando seria de esperar a melhoria da Linha do Minho, com melhores comboios e mais rápidos (Não pensem no TGV), mais transporte de mercadorias esta decisão é muito capaz de esconder mais qualquer coisa! Seria mais lógico publicitar e atrair pessoas, nomeadamente o Norte de Espanha, para a utilização do comboio e visitar Portugal
Dá prejuízo fecha-se! O comboio não é uma loja, fazem estudo para tanta coisa, porque não estudar em conjunto com as autarquias e associações empresariais uma forma de promover a região e criar circuitos turísticos em parceria com a CP.
Pelos vistos não poderão contar coma Sr. Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, acha que a ligação Porto/Vigo/Porto não interessas! São mais importantes os carros de corrida, o Sr. gosta e pronto! Pelo contrário o Presidente da Câmara de V.N. de Gaia está contra o encerramento desta ligação! Ainda nada vi das outras autarquias!
Cumprimentos
avatar
Felgueiras
Membro
Membro

Masculino
Idade : 76
Localização : Porto
Nº de Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/04/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

CP mantém ligação entre Porto e Vigo

Mensagem por Boss em 8/7/2011, 14:29

CP mantém ligação entre Porto e Vigo

A CP anunciou hoje que vai manter a ligação internacional entre Porto e Vigo, depois da congénere RENFE ter acedido a suportar os custos do serviço em território espanhol, disse fonte da empresa portuguesa.

A supressão desta linha estava prevista para domingo.

A CP informa que a ligação se mantém assim «sem alterações».

Lusa/SOL

Fonte: Sol

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Felgueiras em 8/7/2011, 17:47

A ser verdade é uma boa notícia! Mas não chega, acho que devia ser feito um esforço no sentido de promover esta ligação!

Esta é o meu ponto de vista, no entanto não me pareceu que houvesse grande preocupação por parte da população de Valença e não só!
A falta de discussão no forum é a ideia que me dá!
Desculpem o reparo que é bem intencionado, mas não é só neste caso que vejo muita passividade!
Cumprimentos

avatar
Felgueiras
Membro
Membro

Masculino
Idade : 76
Localização : Porto
Nº de Mensagens : 24
Data de inscrição : 10/04/2009
1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: CP encerra ligação Valença-Vigo a partir de domingo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum