Fórum de Valença do Minho

Olá caro(a) Visitante!

A Administração do Fórum Valença do Minho convida-o(a) a registar-se no nosso Fórum!

Se já o fez, por favor faça Login!

A Administração


Aterro vai para Cerveira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aterro vai para Cerveira

Mensagem por Boss em 30/3/2007, 15:10

Concelho apresenta custos operacionais mais optimizados
Aterro vai para Cerveira

A partir de 2008, a freguesia de Cornes, em Vila Nova de Cerveira, vai acolher o novo aterro sanitário do Vale do Minho. O actual aterro funciona desde 1997 em Valença, e vai ser deslocalizado por Ceveira se assumir como o “geocentro” da produção de lixo na região.

A freguesia de Cornes, em Vila Nova de Cerveira, vai acolher, a partir de 2008, o novo aterro sanitário do Vale do Minho, por se assumir como o “geocentro” da produção de lixo na região.
A localização foi ontem decidida na Assembleia Geral da Valorminho, sociedade gestora daquele aterro, depois de vários estudos realizados terem concluído que a freguesia de Cornes se assume como o local onde, em termos económicos, “os custos operacionais se traduzem mais optimizados para transporte dos resíduos” dos diferentes concelhos do Vale do Minho.
O actual aterro sanitário do Vale do Minho funciona desde 1997 em São Pedro da Torre, Valença, mas o seu prazo de vida útil termina em finais de 2008.
A localização ontem escolhida - com os votos favoráveis dos municípios de Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura e Caminha e a abstenção de Vila Nova de Cerveira - fica a apenas cerca de dois quilómetros da actual.
A freguesia de Cornes vai receber durante dez anos os resíduos sólidos urbanos dos seis referidos concelhos, abrangendo mais de 90 mil pessoas.
O presidente da Câmara de Cerveira, José Manuel Carpinteira, já disse que, a partir de agora, o mais importante é garantir que a avaliação de impacte ambiental “seja feita com todo o rigor”, devendo ser definidas contrapartidas para a freguesia de Cornes. “Sem contrapartidas para a freguesia, não haverá aterro para ninguém”, garantiu o presidente da Junta de Cornes, Salvador Barbosa.

Autarca
A população decide
O presidente da Junta de Freguesia de Cornes disse que vai ser convocada uma Assembleia de Freguesia expressamente para discutir as consequências da localização do aterro sanitário. “A população decidirá se vamos ou não aceitar pacificamente o aterro”, acrescentou. Dados referentes a 2005 apontam Caminha como o concelho do Vale do Minho que mais lixo produz, seguindo-se Valença , Monção, Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Paredes de Coura.

Link da Notícia - Clique aqui

_________________


Leia as Regras do Fórum
avatar
Boss
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 47
Localização : Valença do Minho
Nº de Mensagens : 752
Mensagem : Leia e cumpra as Regras do Fórum
Data de inscrição : 03/03/2007
1

Ver perfil do usuário http://valencadominho.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum